Contribuem na pré-alfabetização
A sequência de imagens
dos quadrinhos permite que a criança compreenda o sentido da história antes
mesmo de aprender a ler. Ao fazer isso, ela organiza o pensamento, exercita a
capacidade de observação e interpretação e desenvolve a criatividade. Na fase
de pré-alfabetização, o contato com os gibis também ajuda a criança a se
familiarizar com as letras.
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Ajudam no processo de alfabetização
A ordem lógica dos
quadrinhos serve de apoio para que a criança decifre o que está escrito e
supere a dificuldade de fluência, típica de quem acabou de se alfabetizar.
Outro fator positivo é que a letra maiúscula usada nos balões facilita a
leitura. Para quem está aprendendo a ler, letras minúsculas podem ser mais
difíceis de decodificar, principalmente aquelas que têm traçados semelhantes, como
q, p, d e b.
Despertam facilmente o interesse da criança
A leitura de gibis é uma atividade lúdica para as crianças, que naturalmente se identificam com a linguagem dos quadrinhos e, muitas vezes, estabelecem uma relação afetiva com seus personagens.
Estimulam o hábito da leitura
Um bom modo de
estimular um hábito é enfatizando o seu lado prazeroso. No caso dos quadrinhos,
os textos rápidos associados com imagens, os elementos gráficos e a
identificação com os personagens são alguns dos elementos que tornam a leitura
agradável. Isso pode encorajá-las a ler textos cada vez mais complexos. Alguns
pesquisadores defendem que os leitores de quadrinhos também acabam se
interessando por outros gêneros de texto.
Unem cultura e entretenimento
Histórias em quadrinhos
podem transmitir um leque bem amplo de informações sobre contextos históricos,
sociais ou políticos e ainda assim manter sua característica de entretenimento.
Só para citar alguns exemplos bem conhecidos: as aventuras de Asterix trazem
divertidas referências sobre história antiga, as histórias de Tintim são ricas
em indicações geográficas e as tirinhas da questionadora Mafalda fazem crítica
a questões político-sociais da Argentina. Já Joe Sacco, que é quadrinista e
jornalista, desenhou histórias sobre a guerra da Bósnia e os conflitos entre
Israel e Palestina.
São recomendadas pelos PCN, RCNEI e PNBE
Algumas das razões para
isso já foram descritas nos itens anteriores, mas vale ressaltar que tanto os
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), como o Referencial Curricular Nacional
para Educação Infantil (RCNEI) e o Programa Nacional Biblioteca da Escola
(PNBE) falam sobre a importância da criança interagir com diferentes tipos de
texto. Além disso, a relação entre texto e imagem está cada vez presente em
diferentes gêneros e é preciso ensinar como ler a imagem também.
Referências:
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira224.htm
http://cazangipedagoga.blogspot.com/2010/11/tirinhas-para-atividades-diversas.html
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira89.htm
http://linguaportuguesaavm.blogspot.com/2009/11/onomatopeia-e-as-historias-em.html
http://cafecompao.acholegal.com/category/quadrinhos
http://www.universohq.com/quadrinhos/2005/ticotico.cfm
http://erida-souza.blogspot.com/2010/12/o-genero-textual-historia-em-quadrinho.html
http://cazangipedagoga.blogspot.com/2010/11/tirinhas-para-atividades-diversas.html
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira89.htm
http://linguaportuguesaavm.blogspot.com/2009/11/onomatopeia-e-as-historias-em.html
http://cafecompao.acholegal.com/category/quadrinhos
http://www.universohq.com/quadrinhos/2005/ticotico.cfm
http://erida-souza.blogspot.com/2010/12/o-genero-textual-historia-em-quadrinho.html
http://hqtm.blogspot.com/2011/05/tirinhas-classicas.html
Muito legal!Eu, particularmente, gosto muito de HQs.
ResponderExcluirAdoro quadrinhos também!
ResponderExcluirÓtimo post! É bom para lembrarmos o quanto quadrinhos podem tornar a alfabetização muito mais prazerosa!!
Meninas, parabéns pelo blog! Eu adoro HQ. Entretanto, gostaria de fazer uma ressalva quanto ao tópico "Unem cultura e entretenimento". Apesar de eu adorar a turma da Mônica, consigo reconhecer bem o "tipo" de cultura a que este quadrinho se refere. O tempo todo há uma estereotipização das culturas e uma romantização no que se refere a questões históricas e/ou científicas.
ResponderExcluirUma sugestão é acrescentar links de sites que permitam a criação de HQs. A própria turma da Mônica tem um!
Ah os quadrinhos....Tive a sirte de tê-los em minha infância. Acho super legal, uma ferramenta muito da boa. Lembro da nossa aula que tivemos quadrinhos, viramos crianças.... Aquele exercício de tirar o balãozinho e deixar o aluno escrever....caramba, coisa boa e como ajuda na questão de escrever; muito melhor que temas de redação chatos e manjados como as férias. Penso que a associação dos quadrinhos com a possibilidade de criá-los em sites específicos é bem legal, trabalha coisas conjugadas e é uma ótima maneira de usar a tecnologia. Abçs !
ResponderExcluirAlém de ser um meio de comunicação, a história em quadrinhos pode ser utilizada como instrumento de ensino, pode ser usada para exercitar a leitura, dialogar com os estudantes sobre a relação texto e imagem presente na história, entre outros.
ResponderExcluirO bom dos quadrinhos é que são histórias curtas, de fácil compreensão e uma marco da infância. Há duas formas de comunicação para se trabalhar: a primeira é a escrita e a segunda é a compreensão da história através das imagens, já que os quadrinhos contam histórias muito curtas.
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